Tudo o que você precisa saber sobre elaboração das demonstrações contábeis para empresa

Ao fim de cada exercício social, as empresas devem elaborar suas demonstrações contábeis, com o objetivo de fornecer informações úteis para uma ampla variedade de usuários. E, com as indústrias não é diferente.

As demonstrações contábeis representam, de forma estruturada, a posição patrimonial e financeira, o resultado econômico, e o fluxo de caixa das empresas.

As demonstrações contábeis obrigatórias são:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e,
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA).

 

Exigência da lei

A elaboração das demonstrações contábeis é obrigatória, os dados estão contidas na legislação do Imposto sobre a Renda no artigo 274 do Decreto nº 3.000/1999 (RIR/1999), na legislação societária no artigo 176, I a V, da Lei nº 6.404/1976, nas normas do Conselho Federal de Contabilidade na Resolução CFC nº 1.185/2009 (NBC TG 26), alterada pela Resolução nº 1.376/2011, e na Deliberação CVM nº 676/2011.

A legislação societária determina, ainda, em seu artigo 176, § 4º, da Lei nº 6404/1976, que as demonstrações contábeis em geral devem ser complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos necessários para o esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício.

A NBC TG 26, item 10, letra ‘e’, também inclui as Notas Explicativas entre os elementos que integram o conjunto das demonstrações contábeis obrigatórias, como o Parecer dos Auditores Independentes (caso tenha) e também do Parecer do Conselho Fiscal (caso tenha).

 

Informações complementares

Muitas empresas e indústrias, além de apresentar os itens obrigatórios para a elaboração das demonstrações contábeis, precisam ir além, e apresentar a prestação anual de contas composta pelo relatório da Administração, com das devidas explicações sobre o bem, como riscos e incertezas que enfrentam.

As Demonstrações Contábeis e as Notas Explicativas que as acompanham, ainda apresentam informações adicionais, como o Balanço Social, relatórios sobre custos e outros elementos relacionados a questões ambientais, particularmente em setores industriais.

Todas as informações contidas nas demonstrações contábeis devem ser públicas, inclusive transcritas no livro Diário, complementando as assinaturas do titular ou do representante legal da empresa e do profissional da contabilidade legalmente.

Voltar