Blog

Voltar
Homepage Blog : A importância do custo na gestão de negócios
Por: Administrador Simber
08/072018 07:00

A importância do custo na gestão de negócios

Leia o cenário a seguir e considere se lhe parece familiar: uma empresa em ascensão olha para o seu caixa e, na comparação entre o volume de vendas e o caixa, chega à conclusão que precisa aumentar o preço de seus produtos para que o negócio tenha lucratividade maior e até mesmo, consiga sobreviver. Você conhece esse contexto? Acontece que ele é muito comum. 
No artigo "A Importância do Custo Na Gestão de Negócios", vamos esclarecer porque tantas empresas se veem nessas condições e como entender desse assunto pode transformar organizações e a forma como fazem negócios.
Não é novidade que o conhecimento do negócio e do ramo de atividade da empresa é essencial para o crescimento e sucesso dela. Todavia, no dia a dia de empreender e, lidando diariamente com a parte operacional, é comum que os empresários não passem tanto tempo olhando para a parte estratégica.
Atualmente, o que não faltam são opções para esse acompanhamento: são sistemas e ferramentas diversas, que fornecem uma visão macro dos indicadores de uma empresa. Mas, afinal, o que são os indicadores?


O que são os custos e indicadores de uma empresa?

Vamos iniciar definindo os custos de uma organização:
Os custos são aqueles gastos envolvidos diretamente na produção do negócio: matéria prima, insumos e transporte, por exemplo. Essencialmente, custos são variáveis pois estão atrelados à produção. Ou seja, se a produção cresce, o custo consequentemente crescerá. 
É comum pensar que os custos e as despesas são sinônimos. Todavia, não é bem assim. Despesas são essencialmente fixas. Não variam de acordo com o volume produzido e o pior, não reduzem à medida que a produção cai e isso, muitas vezes, pode gerar problemas no equilíbrio econômico  em uma empresa. Podemos trazer como exemplo de despesa, os gastos com o pessoal administrativo, aluguel, água, internet,  contas de telefônicas e serviços de terceiros, por exemplo.

Por que é importante saber dessa diferença?

Esse domínio é essencial à parte financeira do negócio. Auxilia a tomada de decisões e permite enxergar pontos de melhorias ou de cortes que uma visão simplista não seria capaz de fornecer.
Entenda melhor os conceitos e a importância dessa diferenciação neste artigo.

O termo indicador se refere aos elementos que tem como objetivo apontar ou mostrar algo. Em uma empresa os indicadores são diversos, desde financeiros, métricas de vendas, produção, estoque, estratégicos entre outros. Dentre os diversos indicadores financeiros, podemos destacar quatro, quais sejam: Margem de Contribuição, Margem de Lucro, Giro, Lucratividade e Geração de Caixa. Os indicadores aqui referidos demonstram:

Margem de Contribuição 

Indicador financeiro mais importante, pois é justamente ele que vai dizer para o gestor quanto sobra da receita das vendas depois do desconto dos custos diretos (aqueles relacionados a geração da receita) para pagar os custos fixos, despesas e, eventualmente ter lucro.  


Margem de Lucro

Esse indicador está diretamente associado com a gestão de custos e demonstra se a venda está gerando ganhos na última linha ou não. Ao calcular a margem dos produtos e serviços, o gestor consegue identificar se está sobrando lucro para o sócio depois de pagar todos os custos e despesas da empresa.


Giro

Os indicadores de Giro têm por finalidade analisar os volumes vendidos nos negócios. Através da análise do giro é possível verificar, por exemplo, se a empresa está vendendo mais ou menos do que se pontuou de equilíbrio no negócio.

Na  gestão de custos, os indicadores de margem e giro são complementares e caminham juntos, uma vez que não adianta vender grandes quantidades de itens que tenham margens negativas. Através de uma análise conjunta entre margens e volumes de diferentes produtos, é possível também analisar a eficiência do portfólio da empresa, mapeando os itens com mais ou menos saída, por exemplo, ou aqueles que mais ou menos contribuem para a geração de lucros na empresa, definindo o que é ou não interessante para a empesa manter em seu mix de vendas. 

Lucratividade

Este indicador demonstra a eficiência operacional do negócio. Indica qual o percentual das receitas sobra de lucro no final do mês. 

Geração de Caixa

Este indicador, muito parecido com o de Lucratividade, demonstra qual o montante em R$ (reais) está sendo “guardado” ao final do mês, ou seja, partindo das receitas, descontando todos os custos e despesas, quanto sobra de caixa ao final de um período. Gerar e economizar caixa pode ser a diferença entre a falência e a sobrevivência de um negócio, pois é ele que vai permitir a criação de um fundo de reserva para momentos de crise ou de dificuldades financeiras.

Mas, afinal de contas, qual a importância da gestão de custos?

O primeiro item que chama a atenção para a importância da gestão de custos é o cálculo da margem de lucro. Se o empresário não tem seus custos muito bem esclarecidos, dificilmente conseguirá fazer essa conta com assertividade. Como calcular a lucratividade de um negócio e propiciar o seu crescimento e desenvolvimento sem saber qual a lucratividade dele?

Para calcular a lucratividade do negócio, é importante entender o Markup. Saiba mais sobre o Markup neste artigo.

O fator mais importante na gestão dos custos é o planejamento. Quando estruturados e mapeados, tais gastos permitem o pensamento a longo prazo e uma melhor preparação da empresa antevendo situações em que os custos poderão ser mais altos, impactando diretamente os resultados dos negócios. 

Por fim, é importante saber o que sai do caixa de uma empresa, não só por uma questão legal e de organização, mas principalmente para identificar os gargalos.  Quando mapeadas tais saídas, identificando custos e despesas, é possível gerir com mais eficiência eliminando tudo aquilo que não contribui para a geração de lucros nos negócios. De forma direta, essa redução aumentará a lucratividade nos negócios.

A KBL Contabilidade atua há mais de 10 anos, atendendo empresas de diversos segmentos, auxiliando-as na gestão de seus negócios através de informações contábeis confiáveis, transformando conhecimentos em soluções seguras. Para saber mais, entre em contato conosco.